O Agrupamento de escolas Sebastião da Gama tem um Regulamento das Tutorias, onde constam os seguintes pontos: Enquadramento Legal; Princípios da Ação Tutorial; Objetivos da Ação Tutorial; Funções do/a professor/a Tutor; Funções dos/as Tutorandos/as; Composição, Competências e Funcionamento do Conselho de Professores/as Tutores; e Competências do/a Coordenador/a. Salientamos alguns aspetos, como os princípios e os objetivos da tutoria.
A ação tutorial orienta-se pelos seguintes princípios:
- Princípio da implicação – Professor/a tutor, aluno/a, família e a restante comunidade educativa deverão estar implicadas, tendo para esse efeito o/a professor/a tutor, com o/a diretor/a de turma e com os serviços de apoio do Agrupamento, um papel fundamental;
- Princípio do coprotagonismo das partes – ambas as partes envolvidas nos grupos de Tutoria (Tutores/as e Tutorandos/as) devem participar e desempenhar um papel ativo no desenvolvimento do processo;
- Princípio da confiança – Deve ser proporcionado às/aos alunas/os um ambiente de confiança, no intuito de incentivar a abertura da/o aluna/o para partilhar as suas dificuldades/problemas/conquistas;
- Princípio da individualidade e confidencialidade – O/A Professor/a Tutor, assim como outros agentes educativos em articulação, devem atender e respeitar as características específicas da/o aluna/o, mantendo a sua confidencialidade;
- Princípio da avaliação – O processo de ação tutorial deve ser avaliado continuamente, utilizando para o efeito registos escritos.
A Tutoria tem como objetivos:
- Acompanhar de forma individualizada a um grupo restrito de alunas/os, ao longo do seu percurso escolar;
- Contribuir através das tutorias para o sucesso escolar da/o aluna/o e diminuição do abandono escolar;
- Facilitar a cooperação educativa entre alunas/os, docentes e famílias;
- Descobrir com as/os alunas/os novas formas de expressão, novos rumos na definição de objetivos pessoais;
- Promover a articulação das atividades escolares com outras atividades formativas.
Divulgação e sensibilização
No início de cada ano letivo, nas reuniões de DT com as respetivas coordenadoras de DT, é divulgado o apoio tutorial específico e a sua forma de funcionamento no agrupamento. Para além da informação divulgada nestas reuniões, as coordenadoras da tutoria, psicólogas do SPO, enviam informação para a mailing list do agrupamento sobre o funcionamento das tutorias.
É solicitado aos/às DT que informem as/os encarregadas/os de educação das suas turmas sobre o funcionamento das tutorias.
Planeamento do apoio tutorial específico
Na escolha de docentes tutores/as é tido em conta o seguinte perfil:
- Expressão de interesse pelo desafio que a tutoria comporta
- Experiências anteriores (bem-sucedidas) de tutoria formal e/ou informal
- Gosto pela componente relacional (quer com as/os alunas/os, quer com outras/os docentes) do trabalho de docente
- Comprometer as/os alunas/os fazendo-os participar na definição de objetivos, tornando-os mais responsáveis
- Capacidade de identificar recursos e soluções em situações difíceis
- Criar pontes com a comunidade educativa procurando, se necessário, apoio externo para as/os alunas/os
- Ter capacidade de negociar e mediar em diferentes situações e conflitos
- Ter capacidade de trabalhar em equipa
Constituição dos grupos tutoriais/horários
- Levantamento no início do ano letivo das/os alunas/os com retenções
- Distribuição pelas docentes tutoras de acordo com a compatibilidade horária
- Ao longo do ano letivo as novas identificações feitas pelos CT de alunas/os para tutoria são atribuídas de acordo com a compatibilidade de horário e o número de alunos/as já apoiados.
Responsabilidade das coordenadoras
- Comunicar às/aos DT os nomes das docentes tutoras e dos/as alunos/as da sua turma que vão integrar a tutoria (no início do ano letivo são integradas/os alunas/os com retenção e ao longo do ano as/os que são identificados pelos CT)
- Informar a comunidade escolar da forma de funcionamento das tutorias
- Gerir a equipa das tutorias no Teams – espaço de trabalho colaborativo
- Organizar reuniões regulares com as docentes tutoras
- Apoiar as docentes tutoras na elaboração das atividades a realizar;
- Monitorizar a aplicação dos PAT.
- Informar as/os EE e alunas/os da inclusão na tutoria e forma de funcionamento
- Partilhar com as docentes tutoras os contactos dos/as EE
- Fazer o levantamento de necessidade de tutorias de outras/os alunas/os da turma, nas reuniões intercalares e nas reuniões de avaliação – comunicar esse levantamento às coordenadoras das tutorias
- Articular sempre com a/o DT
- Definir 1 horário semanal de tutoria com cada aluno/a de acordo com o horário das turmas (durante os períodos de confinamento foi definido um horário de tutoria online combinado com cada aluno/a)
- Contactar as/os alunas/os do seu grupo de tutoria e explicar o seu funcionamento
- Contactar diretamente as/os EEs dos/as alunos/as para comunicar o horário da tutoria assim como dar informações sobre o desenvolvimento das atividades realizadas (proposta de modelo de informação aos EE)
- Definir um plano individual de ação tutorial (modelo proposto, mas não vinculativo, serve de orientação para o trabalho das docentes tutoras)
- Desenvolver abordagens diferenciadas em função dos interesses, necessidades e aptidões dos/as alunos/as em tutoria
- Participar na equipa de tutorias no Teams, desenvolvendo trabalho colaborativo com as colegas
- Participar na reunião quinzenal entre a Coordenação e as docentes tutoras
- Manter um registo das presenças e das atividades realizadas (registo de atividades da tutoria)
- Elaborar um relatório no final do período a enviar à/ao DT (relatório intermédio da tutoria)
- Equipa no Teams com toda a informação necessária e que permite a comunicação entre o grupo de docentes.
- Partilha de materiais e estratégias entre as docentes tutoras.
- Realização de reuniões periódicas regulares em cada escola, Aranguez e ESSG, com a respetiva coordenadora e as docentes tutoras.
Mecanismos de acompanhamento e monitorização
- Reuniões regulares entre a equipa de docentes e as coordenadoras
- Contacto regular entre cada docente tutora e as/os DT das/os alunas/os que acompanha
- Contacto regular com o/a encarregado/a de educação das/os alunas/os
- Realização de um registo de atividades da tutoria para cada sessão
- Realização de um relatório intermédio da tutoria no final de cada período que é apresentado no Conselho de Turma