Áreas de intervenção

O que é o SPO

Tem como finalidade contribuir para a concretização da igualdade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo das atividades profissionais.

Quem pode recorrer ao SPO

Qualquer elemento da comunidade educativa: alunos/as, encarregados/as de educação, professoras/es, educadoras/es, funcionárias/os e outros agentes educativos do Agrupamento.

O que fazem as técnicas do SPO

Promovem atividades que visam facilitar a construção progressiva da identidade pessoal e vocacional do jovem contribuindo, deste modo, para o seu sucesso global.

São técnicas de problemas relacionais e institucionais, cuja principal função é a mediação.

O modelo de intervenção é ecossistémico, onde a tónica é posta na escola, mas que também abrange outras dimensões, como sejam a família e a comunidade.

Áreas de intervenção

Objetivo: desenvolver atividades que permitam dar resposta às necessidades do conjunto do Agrupamento, nomeadamente o desenvolvimento de projetos em colaboração com a comunidade educativa.

  • Apoio psicopedagógico
    • Ficha de referenciação em ‘DocumentosDT’
  • Orientação escolar e profissional
    • Alunos/as 9º ano em horário extra curricular (a definir) a partir do 2º período letivo
  • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
    • A EMAEI, de composição diversificada, constitui um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo
  • Apoio às tutorias
    • Acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos/as professores/as tutor
  • Grupo de apoio a docentes do 1º ciclo e Jardim de Infância
    • Realização de encontros periódicos com os/as docentes e educadoras de infância para debate/formação sobre temas relacionados com as necessidades identificadas
  • Formação
    • Dinamização de partilha de saberes e experiências entre a comunidade educativo do Agrupamento
  • Encontros com Encarregados/as de Educação
    • Dinamização de sessões com EE para debate de temas relacionados com a educação das crianças e jovens